Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2007
Homens de Armas e Mulheres de Barba Rija (Fevereiro)

Homens de Armas e Mulheres de Barba Rija

Rosa Arezes

Esta barquense é uma das vozes da nova política barcalhoense. Já no anterior executivo da "santa" terrinha era uma das vozes politiqueiras defensoras da facção partidária no poder. Actualmente propõe inovadoras soluções para os problemas da actualidade da Barca, que o barqueiro não percebe como é que ninguém as põe em prática. A sua filosofia de vida é simples: a política é a força que tudo resolve e que tudo comanda; é o material de que tudo e todos são feitos. Nesta altura está o leitor provavelmente pensando: "já que é uma política de alma e coração, de que cor política está pintada?". O barqueiro só avança uma coisa: leiam os artigos que ela escreve nos jornais, como por exemplo no "Hoje escrevo eu" do "Notícias da Barca", onde certamente se aperceberão de toda a insenção política com que cega os leitores dos jornais. Não consegue chegar lá?! O Barqueiro adianta apenas que ela está pintada de laranja, e não é por estarmos na época de Carnaval! Ela é um discípulo da filosofia de sua excelência "O Mestre" João Esteves. Prova da disseminação desta filosofia que já dura há umas décadas é que ela não é a unica barquense pintada da sua cor política: o modelo actual de barquense passa por ser uma pessoa que passeia diariamente (em casa, no emprego, na rua, com a família, na casa de banho, a cortar as unhas, a dormir, etc.) pintada da sua cor política. Para quem vive no estrangeiro e percebe o português, é uma espécie de wrestling colectivo: Laranjas vs Rosas. Quem passa periodicamente pelo poder passa a ser "Cor de Burro a não querer fugir do poder".  O barqueiro só tem a dizer 2 coisas:

1. Se não se quiser tornar um barqueiro, então siga também esta corrente filosófica, nem que para isso seja preciso comprar tinta para mudar de cor todos os 4 anos.

2. Se quiser realmente andar nas pinturas, então defenda a sua cor em lutas campais, corrupção, suborno, etc. (exemplo: os discursos e manifestações recentes e muito coloridos de todos os envolvidos na palhaçada da centralização das Escolas de Ponte da Barca).

Assim, o Barqueiro diz que a senhora Rosa Arezes é uma das "suas" MULHERES DE BARBA RIJA.

Jammy Graçoeiro

Quem não conhece tal figura mediática da "santa" terrinha? Não se sabe se já terá nascido com queda para tal profissão, mas sabe-se sim que começou a sua carreira de "Lambedor de Botas" com o executivo de Cabral de Oliveira. Nesses tempos de vacas gordas, não eram só as vacas que eram gordinhas, mas também todos os que partilhavam tal actividade com ele. O Barqueiro esteve na rua a tentar saber se as pessoas estavam esclarecidas sobre os cargos que desempenhou nesses tempos, mas só responderam que era um bom elemento da decoração do cenário que aperecia por trás dos líderes políticos que apareciam nas fotografias. Para além de tais cargos políticos conseguidos através das actividades já descritas, foi também presidente de um Centro Social de uma freguesia do concelho. Era também uma das pessoas que andavam pintadas durante 24 horas a fio, como já foi referido quando se falou em Rosa Arezes. Relatos de velhotes provavelmente já falecidos, do Centro Social ao qual pertencia deram também os testemunhos sobre tal homem de "bem".

Velhote: Quem?! O Presidente do lar? Já sei, está a falar do senhor "Jaime". É um homem muito importante e muito conhecido da nossa terra. Eu até me dou muito bem com ele, e ele é muito simpático para nós. Mas tenho pena do homem, porque ainda há pouco teve de ir ao hospital por causa minha. Estava muito bem aqui a dizer que conheço muitas pessoas importantes derivado da profissão que o meu falecido tetra-tio-avô tinha, quando dou por ela e ele estava colado com a cara no meu pé direito. Estava ele colado pela língua ao meu sapato por causa de uma chiclete que agora a canalha deita para o chão depois de mastigar. Conclusão: Fomos para o Centro de Saúde da vila onde o conseguiram separar depois de muitos gritos. 2 meses mais tarde ele já estava recuperado da língua e eu disse-lhe na brincadeira para mais não lamber botas e sapatos. Mas ele é teimoso e disse-me para não me preocupar, que não ia lamber mais os bordos e solas do calçado. Tinha adquirido a experîência de que para lamber, lambe-se sempre por cima, como medida de segurança.

Perguntar-se-ão porque é que o barqueiro só fala no passado acerca de tal figura. Não esteja aflito, é da maneira que todos os barquenses falam dele. Depois da queda do poder sustentado pelo pilar de madeira já podre que era Mestre João Esteves, foi-se afundando e perdendo mediatismo. Mais recentemente perdeu até o cargo de presidente nas eleições do Centro Social mencionado. Actualmente andará provavelmente em tempo de reflecção acerca do que irá fazer na vida. Na opinião do Barqueiro não é preciso procurar mais: a resposta está no talento inato de cada um, e no seu caso passará provavelmente por adaptar o seu talento de "Lambedor de Botas" ao novo executivo camarário.

Perante um homem que já passou por tanto para ser alguém, e que agora não sendo ninguém tem um talento adormecido, o Barqueiro diz que Jammy Graçoeiro é um dos seus HOMENS DE ARMAS.


sinto-me:

talhado por o barqueiro às 00:39
link do post | botar farpas (=comentar) | favorito

barqueiro
pesquisar
 
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


barcalhoadas recentes

Saga "Palhaçadas" continu...

Maravilhas naturais, turi...

Palhaçadas de Carnaval

Menino Jesus vs Pai Natal

Reunião(ões) da(s) Jarra(...

O "Vosso" executivo e o 3...

Um executivo empregador

Gripe Ai!, não faça o "ra...

Fugir de homossexuais: el...

"Pai" Barqueiro e os pres...

Terminou o forrobodó! Mai...

Dossier Autárquicas 2009 ...

Dossier Autárquicas 2009 ...

Novela de Verão: "Meu S.B...

Dossier Autárquicas 2009

Vassalo "Summer Sessions"

O destaque de sempre: Lim...

A "Nata" Barquense

A Fórmula Cultura+Turismo

A "Colmeia" das "Abelhinh...

Barquenses votaram Europa...

Certame político-religios...

"Novo Rumo" com "velhos" ...

Política passeando pelas ...

Bitaitadas frescas

Mais um ano com os livros

De Ponte da Barca a Lisbo...

Pontes da decadência

Diácono de Lindoso ajoelh...

Viva a liberdade, e o iní...

todas as barcalhoadas já assistidas

Março 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

todas as tags

subscrever feeds