2ª Aula de "Estado Novo" por Artur Soares
Depois do sucesso que foi a primeira aula de "Estado Novo" (parece que aqueles para quem Salazar fazia falta estão satisfeitos), o barqueiro decidiu por neste blog mais uma destas aulas, para satisfazer aqueles que têm saudades, e para mostrar aos outros que ainda existem pessoas que gostam de tais aulinhas. Mais uma vez a qualidade dos conteúdos é de Artur Soares, a exclusividade é do Notícias da Barca e a aula interactividade de ensino provinciano é do "Nada sobre a Barca". Já agora, se não estudou a primeira aula em http://nadasobreabarca.blogs.sapo.pt/14681.html, dê primeiro uma vista de olhos. É que se não sabe o que já ficou para trás começa a ser muita matéria e depois perde-se.
Comecemos como da última vez.
Cantem o Hino e de seguida 2 Avé - Maria, 1 Pai Nosso e para finalizar um "sinalzinho da cruz". Ha!... e virem-se para as fotografias.
A aula de hoje é dedicada ao respeitinho, à disciplina e falta de valores. E às intoxicações. Fiquem então com o sermão da calamidade actual da nossa sociedade por Artur Soares:
"O homem de hoje, parece despido daquilo que é minimamente normal possuir: personalidade, carácter, seriedade, rectas intenções, disciplina. O homem de hoje, vive permanentemente intoxicado, canceroso."
"Esta gente, mais asnos do que gente, por vezes até se convencem que possuem Deus ou, pelo menos, pensam tê-lo."
"E estes lideres da vida social e política, ao viverem intoxicados pela defesa do seu umbigo e das suas camarilhas, esquecem que Deus nem pelas suas portas passa quando morrerem, vão sós."
"Salazar, não era bom homem, mas foi sério consigo próprio e, dentro das suas perspectivas sociais, económicas e políticas, não mentia politicamente em seu favor e, como maior defeito, distribuiu benesses aos pais e avós dos políticos que hoje nos têm governado."
"Que primeiros ministros tivemos nestes últimos anos, dignos de realce, a governarem este país - este Titanic em viagem - bem como presidentes de república? Qualquer um deles, no tempo do ditador Salazar, nem para chefes de repartição serviam, como há tempos o afirmei."
"Pense Sócrates, que em breve poderá ficar só entre os homens e ignoto a si mesmo. E se nada disto lhe acontecer, devido à falta de um vigilante e bom presidente da república, de dirigentes sindicais sérios e válidos e de republicanos radicais ou de maçons golpistas, pelo povo será golpeado nas urnas e colocado onde tem direito - o ostracismo. E é pena, pois será sinal que Portugal, para efeitos de vestuário e alimentação, pode pedir asilo ao país vizinho.
Perante tal repasto de pedagogia à moda antiga este professor chega à conclusão lógica e simples: SALAZAR AO PODER! Se está com pressa de andar com falta de "vestuário e alimentação", então já sabe, junte-se também aos "docentes de Estado Novo" da "nova" geração. E já sabe quais são os pilares da doutrina: Pátria, Família, Religião, Fome, Futebol, "Ecos do Nosso Mundo" no "Notícias da Barca" e blog http://bicadasmeuaparo.blogs.sapo.pt.