Mais um servo de Deus em Ponte da Barca
Segundo a Agência de Notícias da Igreja Católica "Ecclesia", Ponte da Barca passou a ter mais um padre para servir as almas mais necessitadas. O Bispo de Viana do Castelo ordenou, segundo esta agência noticiosa, "três novos presbíteros para o serviço a esta parcela do Povo de Deus que peregrina no Alto Minho." O barqueiro só acrescenta, a este discurso com toda a "cagança", abençoados sejam! Ao que parece tudo decorreu na Sé Catedral de Viana do Castelo às 15.30h (hora marcada) no Domingo passado. Para além do padre do concelho de Ponte da Barca, Jorge Agostinho Sousa e Silva, da freguesia de Bravães, foram ordenados mais 2 padres provenientes das "paroquías" de Darque e de Cabreiro, em Arcos de Valdevez.
Segundo o reitor do Seminário de Viana do Castelo, «Oito diáconos num só ano constitui um verdadeiro recorde que dificilmente se baterá nos próximos anos». O barqueiro nunca esteve tão de acordo com as gentes da Igreja: com a falta de padres, e sobretudo de crentes que está cada vez mais a aumentar, dificilmente conseguirão manter os níveis de sacerdotes ordenados! Sorte, dirão estes "supra - sumos" da Igreja, é que ainda restam gentes e populações como as do concelho de Ponte da Barca e arredores. Freguesias do interior ainda vão dando sustento a padres. E como as populações destas aldeias estão cada vez mais envelhecidas, mais gente idosa, com a preocupação de se redimirem dos pecados da vida e garantirem um lugar no "reino dos céus" dão o "pão nosso de cada dia" aos "parôcos". Um concelho sai deste blog às pessoas mais idosas: aproveitem mais os vossos últimos anos, em vez de se ocuparem com assuntos do além que vos ocupam a vida para chegarem ao momento da morte e nunca terem pensado em vocês mesmos.
Para por fim a este ambiente "fúnebre" de análise da Igreja Católica actual, fiquemos com um vídeo, que já há muito que não víamos neste blog, acerca dos testes finais que um padre, como os que foram ordenados nesse "mítico" Domingo, têm que passar para poderem tornar-se aquilo que sonhavam desde pequenos. Tenha pena, porque os testes demonstrados no seguinte filme exigem anos de preparação nos Seminários!