Escola Diogo Bernardes de Ponte da Barca com má qualidade para os alunos
Num estudo realizado em Fevereiro pela DECO, e agora publicado nas revistas "Pro Teste" e "Teste Saúde", 4 em cada 5 escolas têm má qualidade de ar nas salas de aula.
O estudo visava ainda a avaliação da construção e conservação dos edifícios. Nesta lista de escolas destaca-se uma lista de sete escolas que representam os casos mais graves, e entre as quais se encontra a EB 1,2 Escola Diogo Bernardes de Ponte da Barca. Estes casos, no qual se inclui esta escola do nosso concelho, possui placas de fibrocimento com amianto na construção. A associação portuguesa para a defesa dos consumidores criticou esta situação da seguinte afirmação: "Tudo isto, depois de a Assembleia da República ter recomendado, em 2003, o inventário dos edifícios públicos com amianto e a substituição deste material, que pode libertar fibras cancerígenas".
Esperemos que perante este estudo os Ministérios da Educação, Obras Públicas e Saúde tomem brevemente medidas, e que sobretudo as entidades do nosso concelho se demonstrem preocupadas e que não deixem este assunto passar ao lado do poder central.