Antiga promessa da política torna-se nem sequer presidente de uma associação cultural, e Jaime Ferreri ausente para a fotografia
O barqueiro em mais uma das suas revisões pela imprensa regional descobriu desta vez uma das antigas promessas politiqueiras da Barca a encabeçar a Assembleia Geral da Associação Cultural e Desportiva "Os Canários" de Bravães, umas das freguesias do concelho. Esta figura é Lino Freitas, candidato vencido às últimas eleições autárquicas, um dos poucos discíplos de "El Mestre" João Esteves que não teve futuro politiqueiro, e que tanto diziam que prometia. Segundo muitos, foi ele o Presidente da Adega Cooperativa de Ponte da Barca que tirou essa instiuição da miséria, se considerarmos que centenas de milhar ou até milhões de euros de dívida ainda existentes na adega não são próprios de instituições ou pessoas individadas (por exemplo para o Belmiro de Azevedo seja talvez como ficar a dever um galão no café da esquina). "Vindo de uma vida feita em Lisboa trabalhando no ramo bancário, eis que chega D.Lino Freitas, o prometido, qual rei renascido do nevoeiro": seria este o provável lema de campanha eleitoral dele, após aprovação por João Esteves. Mas uma previsível vitória para o seu partido, há muito incutidinho no concelho, tornou-se num pesadelo, quando o povo barquense decidiu dar oportunidade a outra cor politiqueira para praticar também as suas barcalhoadas, pois já há muito que o "circo politiqueiro" não tinha outras artistas. Apesar desta derrota, como cabeça de lista do partido derrotado recebe hoje uma ordenado por "nada fazer", ou seja ser vereador.
Como deu a conhecer pelo último debate político entre os candidatos na Rádio Barca, é um homem nascido na freguesia da qual é agora Presidente de Assembleia de uma Associação, e filho de "boas famílias". O barqueiro esclarece melhor para quem nunca contactou com o mundo "aldiol" e "foleirol": "boas famílias" é uma expressão que pretende adjectivar aquelas famílias que em plena ditadura política pensavam que nasciam diferentes do comum humano, nascidas para serem servidas sem recompensar, segregar e até denunciar quem não os considera-se sequer os "maiores da sua aldeia". A sua expressão exacta foi "origens", quando disse que esperava que os eleitores olhassem para as suas origens: foram estas as doutrinas do seu AVÉ SR. DR. POLÍTICO. Mas como tudo isto é já passado, o barqueiro divulga aqui fotos da imprensa local, que podem ser comentadas como "rebaixadoras" para uma promessa perdida no tempo, ou de "gloriosas" na perspectiva típica de discurso político de se querer manter próximo das populações. Julgue você mesmo.
Sobre Jaime Ferreri estranhou-se por não "olhar o passarinho", sendo que sobre da sua vida como escritor e como "filho de boas famílias" já tudo foi falado na primeira edição neste blog de "Homens de Armas e Mulheres de Barba Rija".
Mas como a questão central são as fotos, verifique 3 pontos fulcrais da análise que lhes pode ser feita:
1. Aparece em 2 das 3 fotos da tomada de posse da direcção da Associação "Os Canários", em posições centrais, como um "filho de boas famílias" deve aparecer.
2. Como se trata de uma figura fotogénica, obriga a que a figura que deveria ser mais relevante, o Presidente da tal associação, entre no seu mandato de lado, e não de pé direito e erecto, como se diz que se deve entrar numa qualquer missão.
3. Jaime Ferreri, a figura mais enaltecida da associação, segundo a imprensa local, não aparece visível em qualquer foto, o que é estranho devido ao facto de para além de ser escritor, ser também "filho de boas famílias" da freguesia referida. (Pede-se a quem o conseguir encontrar nas fotos que o comunique deixando o seu comentário no link "dizer ainda menos e botar farpas").
Espremido os sumo sobre a questão das personalidades barcalhoenses focadas neste artigo, falta dizer que as entidades da Câmara Municipal estiveram também presentes, para além dos outros membros da Associação Cultural e Desportiva, que se sentaram ou ao lado dele (terão também o privilégio de ser de "boas famílias"?) ou nas restantes cadeiras disponíveis.
NOTA: Falta dizer que o nome do Presidente da Associação Cultural e Desportiva "Os Canários" é José António Silva Abreu, pois o barqueiro sente também compaixão por quem é esquecido e passado por cima pelo menos nas sessões fotográficas.