Nossa Senhora lhes dê a mão, e juízo também!
Carrinha de Vila Nova de Muía benzida
O barqueiro descobriu mais uma notícia hilariante! Realizou-se no dia 4 de Março (corrijam se estiver errado) uma cerimónia com o digno e importantíssimo objectivo de benzer uma carrinha oferecida pela Câmara Municipal à freguesia de Vila Nova de Muía. A benção esteve a cargo do pároco José Miranda da Costa, representante de Deus em Vila Nova de Muía, que "baptizou" com águas sagradas os para-brisas da representante do meio de transporte também de Deus na mesma freguesia. Fantástico! Tal milagre da religiosidade rural contou com o testemunho de cerca de 200 pessoas residentes na freguesia. Com todas estas atenções especiais, o condutor que conduzirá este veículo deverá também ele ser guiado pelas mãos de Deus. Houve pelo menos um promenor que não pode faltar a tal veículo da Evangelização: o típico "tercinho" no retrovisor e os naprons a enfeitar tudo o que são painéis e tabliers. Como este tipo de veículos não tem tais extras na lista de equipamento opcional disponível de origem, deve ter já sido entretanto equipada com tais elementos sinalizadores e protectores.
Um outro aspecto impressionante reside no excerto do Notícias da Barca, segundo palavras do presidente de junta da tal freguesia, (auto-entitulado Dr.) Abílio Costa:
"saudável relacionamento intitucional (entre junta e Câmara Municipal) pondo de parte os interesses políticos e colocando a população barquense, e em particular Vila Nova de Muía, acima de todos e quaisquer interesses"
Numa terra onde todos andam pintados dia e noite da sua "corzinha", e onde por vezes há autênticas teses de doutoramento em "golpes baixos", é fantástico o que momentos de fé e devoção conseguem fazer às pessoas, ainda de que diferentes facções, pondo-se de parte "interesses políticos": especialmente quando há fotogarfias e ofertas à mistura!