Domingo, 21 de Junho de 2009
"Novo Rumo" com "velhos" A.Marinho e... Cabral de Oliveira

"Novo Rumo" com os "velhos" Augusto Marinho e... Cabral de Oliveira

 

Foi apresentado oficialmente o candidato PSD para as próximas eleições autárquicas em Ponte da Barca. Como já tinha sido anunciado há uns meses, o próximo candidato à Câmara Municipal é Augusto Marinho, que até é da Marinha, e já tem alguma experiência nas ditas "lides políticas", quando foi vereador no executivo anterior, pelo mesmo partido.

Feito o enquadramento, importa introduzir a assunto que o barqueiro irá passar a comentar. Comecemos pelo slogan "Novo Rumo p'rá Barca". E comecemos pelo rosto deste PSD actual, o seu presidente, Cabral de Oliveira, que surgiu e tem surgido como rosto deste "novo rumo" que este partido propõe para Ponte da Barca. Cabral de Oliveira, velho "barão" do PSD da Barca que já andou durante vários anos na cadeira do poder, e "Novo Rumo" parecem expressões incompatíveis. Por tudo o que sabemos da sua gestão e pelas histórias que Cabral de Oliveira terá para contar dos seus anos de poder, esta nova cara do partido com a "velha" gente que por lá anda não terá muito por onde pegar no que concerne a comparações de "antes e depois" das passadas eleições". A juntar a tudo isto está o facto de se estar a manifestar, aparentemente, uma certa ideia, em algum eleitorado, que PS e PSD são no fundo partidos muito semelhantes, e que as suas gentes nunca trouxeram as mudanças de gestão e de mentalidade necessárias a uma melhor Ponte da Barca (e até um melhor Portugal)... Como já estamos habituados aos frenesins pré-eleitorias, particularizando para política local, é sempre melhor dizer que se trata de uma ideia "aparente", não vá o barqueiro (muito provavelmente) enganar-se no que diz respeito a muita "massa crítica" que se torna "massa política", ou "politiqueira", quando cheira a eleições. Voltando ao assunto, e como o barqueiro também quer comentar aspectos positivos no meio deste triste cenário, assistiu-se nesta apresentação de Augusto Marinho a uma mudança ligeira de rumo na campanha. Pela primeira vez focalizou-se mais um eventual "novo rumo" que o partido quererá trazer, do que as críticas directas aos muitos "escarros" e "poios" do actual executivo, que tinham dominado a campanha laranja de Cabral até hoje. É certo que é necessário pegar em toda essa "sujeira" para fazer campanha... mas também é certo que o PSD do poder que os barquenses tiveram também tiveram muitos "escarros" e "poios"... talvez seja mesmo melhor explorar esta nova vertente de "novidade", "mudança" e de "novo rumo p'rá Barca", pois talvez seja isso que os barquenses andam à espera há decadas. Se isso vai mesmo acontecer com a eleição de Augusto Marinho, isso já é um assunto que cabe a cada barquense pensar, e tomar a sua conclusão no dia das eleições.

O barqueiro já iniciou essa reflexão, talvez ainda não a tenha terminado porque muito ainda há para assistir... uma conclusão já a tem: chegamos ao ponto de na política barquense, se se quiser votar em alguém, ter que escolher entre o mesmo, um PS que defraudou qualquer esperança que houvesse de mudança, com resultados à vista, e um PSD com gente que já deu um grande contributo, no poder, para a medíocridade que os barquenses sempre viveram e ainda vivem. 

 

 

Neste cenário, poderá ser caso para dizer, numa perspectiva diferente, necessita-se de mais concorrência à presidência da Barca, de preferência alguém novo nestas lides, vindo ou não dos restantes partidos políticos. Outra coisa parece há muito ser certa: não contem com o CDS-PP de Ponte da Barca!... É esta a realidade da nossa terra: políticos "democráticos cristãos de direita", como disse uma vez Paulo Portas, que se "converteram" a "socialistas" (que também tem a sua graça, quando o PS se diz "socialista") para todos estarem, no fim de contas, no "poleiro". Que outra coisa há-se pensar o "povo"?

Voltando ao PSD, resta esperar que Augusto Marinho se revele nos próximos tempos, para ver o que haverá de "novo" naquilo que eles anunciam. E é neste aspecto, que de facto o PS e o PSD locais diferem: o PSD tem um presidente de comissão política, Cabral de Oliveira, que tem até este momento, ofuscado a presença do candidato Augusto Marinho, e o PS tem um presidente de comissão política, Adolfo Pereira, que tem sido totalmente tapado pelo presidente e candidato Vassalo Abreu.

Acabando o assunto, que já vai longo, resta referir a presença da JSD e de José Alfredo Oliveira nesta apresentação do candidato na sede do partido. É positivo ver como a juventude política está próxima dos "mais velhos"... é hilariante ver os "betos" dessa juventude entoando cânticos ao melhor estilo de claque de futebol na vitória política dos seus "mais velhos", relembrando as eleições recentes...

 


sinto-me:

talhado por o barqueiro às 02:08
link do post | botar farpas (=comentar) | favorito

13 comentários:
De Julio a 22 de Junho de 2009 às 14:11
Olá a todos!
Quero desde já cumprimentar o dono deste blog, que faz um serviço alternativo aos jornais locais bem interessante.
Apraz-me dizer que estou triste. Triste com Portugal e triste com os destinos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Em Arcos de Valdevez pelo facto de não existirem forças alternativas à ditadura do PSD. Em Ponte da Barca porque a azelhice e a falta de cultura 'táctica' política para intervir no que mais interessa e pela ausência da morte política.
Dois concelhos, duas realidades tão diferentes quando a distância que os separa é tao curta.
Mas interessa aqui falar de Ponte da Barca, que é a que mete mais pena.
Nem tudo foi mau durante esta governação do Vassalo. arranjos urbanísticos (ainda que alguns deixem a desejar), ligações com o poder central benéficas (o caso da loja do cidadão), e obras públicas dentro do possível (embora faltem algumas, como por exemplo, entre outras, a ponte de Lavradas).
Mas não é por aqui que quero realçar. Eu quero falar de uma coisa que ninguem fala. Quero falar de uma estratégia concertada, de um destino traçado, de metas estipuladas e o resultados dos seus efeitos. E essa estratégia deve ser capaz de responder às seguintes perguntas:
Que Ponte da Barca querem os governantes?
Querem um concelho virado para o futuro, moderno e com traços citadinos? Querem um concelho tradicional, virado para as origens e potenciando o que é cultural? Ou querem um misto das duas coisas, onde todos se consigam rever neste concelho?
Sou honesto: não sei qual é o rumo. Nunca o percebi nas entre-linhas do discurso político. Muito honestamente, parece-me que nunca nenhum político barquense pensou seriamente nisto. Andam todos ao saber do vento, sem ideias concretas e sem saber para onde querem ir.
Emprego, cultura, inovação, economia local e lazer, as cinco bases que deveriam sustentar a governação. Onde estão elas no meio do que vêmos actualmente?
No emprego, vemos uma desilução de soluções. O que é que esta autarquia tem feito para potenciar o emprego na zona nos últimos 10 anos?
Na cultura, que plano cultural tem Ponte da Barca? Existe estratégia? onde Querem chegar com os planos que têm? O fim-de-semana em Ponte da Barca é uma desilusão!
Na inovação, ai que deserto. Nada se faz de novo, nem um única ideia para aquecer a esperança.
Na economia local, não vi uma única medida´estrutural, para além do investimento público efectuado (ainda assim muito pouco).
No Lazer e deporto, vi o complexo junto ao rio, que é sem dúvida muito interessante mas tenho medo da sua estratégia para o futuro, porque na realidade não vejo estratégia nenhuma para atraír barquenses para a prática de desporto e lazer (sou cliente assíduo e sei o que estou a dizer).
Resumindo, viu-se muito pouco. Muito aquém. Se pelo menos fosse desenvolvido um projecto em cada área... mas não! Muita inércia e inaugurações e debates inconsequentes. As pessoas não querem inconsequência. As pessoas querem emprego, querem situações inovadoras, querem cultura de acordo com os gostos, querem um sistema económico que seja capaz de responder aos mercados existentes e querem boas soluções para os seus tempos livres ou querem algo que ainda não descobriram para satisfazerem as suas necessidades de tempos livres.
Estou muito triste! Desolado até...


De Cantador a 25 de Junho de 2009 às 22:45
Não fique desolado....
Isto, agora, com o Armando Marinho ( ex-Vassalo ) a apoiar o sobrinho), só vai ser cantoria.....
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Não fique desolado.... <BR>Isto, agora, com o Armando Marinho ( ex-Vassalo ) a apoiar o sobrinho), só vai ser cantoria..... <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Hhheheheheheheheheh</A> .... <BR>O Mindinho ( O útlimo presidente do PSD) é que anda cá com umas trombas....) <BR>Pavão sempre foi ele.... <BR>Era dos taios que antes de ser licenciado já se exibia como Senhor Doutor.... <BR>Por isso foi corrido da ACIAB e da Adega Cooperativa.... <BR>O PSD já alguma coisa de bom....Correu com esse Pavão.... MIster Smiht .....


De Jose Esteves Martins a 25 de Julho de 2009 às 23:17
E o Mindinho Smith alguma vez se licenciou? Só se foi na Adega Cooperativa em vendedor de vinhos...
Já tivemos um padeiro na presidencia da Camara ( Orlando Coutinho ), tivemos um vendedor de Vinhos ( Mindinho Smith ), e será que agora vamos ter um doceiro?
O Dr. Cabral partiu o PSD todo, no fim das eleições demite-se ( não pode fazer outra coisa se perder ) , e depois deixa o partido pior que o Salinho Bouças deixou o CDS ( e ele próprio que também já foi CDS )...


De Barqueirizada a 26 de Junho de 2009 às 17:33
Então meus senhores do PS e do PSD, como estamos de listas para a Câmara? Já só faltam quatro meses e nem um nome saltou ao urca...Srs do PS, como vai ser com a rapariga em terceiro (lá vai o PP!!!!)? Dão-lhe um xuto para por tudo tal como está, no caso de os eleitores cometerem o rerro de os reconduzir? E aos srs do PPD/PSD, como é? voltamos aos velhos exemplos ou vão trazer ar fresco à Câmara rosinha?


De Jose Esteves Martins a 25 de Julho de 2009 às 23:21
Será que o Vassalo tem coragem de ir a votos sem os homens do CDS/PP'
Eu para mim acho que o PP faz falta ao PS como ao pobre o pão para a Boca...
Acho que o Vassalo não é tão Burro como foram os homens do PSD que mandaram embora as tropas do CDS, e depois foram parar à oposição...
Quem tudo quer tudo perde... Bem feito...


De Libelinha da Barca a 4 de Julho de 2009 às 23:50
primeiro o gastão, homem forte para mandatário, depois o bouças para vp, junta-se agora uma mulher experiente e um jovem político à lista...poderá o psd ter melhor lista para VENCER estas eleições?!

Assim sim, nunca o psd fez tão boa lista!

Corra o vassalo para o cds a ver se o agarra a tempo!


De TRINTA E UM a 9 de Julho de 2009 às 22:41
"Sou socialista de alma e coração. O PS é uma grande instituição, mas parte da sua classe dirigente construiu, nos últimos três anos, um partido amorfo, cinzento, sem ideias. Naturalmente, quando se caminha por esta via, abre-se caminho para a mediocridade. A factura vai ser pesada, já se começam a sentir os seus contornos. Nas europeias, tivemos o primeiro sinal. Vamos ter outros nas legislativas e nas autárquicas.
Palavras de Narciso Miranda"
Na Barca temos o mesmo exemplo.... A brigada do reumático (Baixá-lo, Zé das Pontes e Nel do Vaimundo) são incompetentes e não têm ideias...pois até tiveram de pagar concursos de ideias, encomendas que a nada levaram....... Só promesas, promesas e mais promesas...Obras . poucas são as que aproveitam..
Até me admiro ver o Miguelito a fazer apologia desta Câmara.... É outro treteiro....não fosse ele Pontes....parecido com o Cómico do Iraque.


De José Esteves Martins a 25 de Julho de 2009 às 23:09
Só falta termos na lista de candidatos o sr. Dr. Cabral da Barca, o mesmo que há 4 anos ajudou o PS a ganhar a Câmara ao PSD ao ter-se recusado a fazer campanha pelo PSD e pelos presidentes da Junta ( que sempre o apoiaram e fizeram comapanha por ele ) e que ajudou á derrota do PSD. Queria que o candidato fosse o Armindo Smith ( de quem ninguém gostava na Barca nem no partido ).
Apesar do nosso presidente ( A. Valdevez ) ter alertado várias vezes que a única forma de ganhar as eleições era ir buscar os dissidentes do PSD ( e que formaram o CDS que estava moribundo ). O PSD tinha que fazer as pazes com esses elementos que tão mal tratados foram pelo Sr. Dr. Cabral, chamá-los a participar e tentar não perder a Câmara.
Com a estratégia do Sr. Dr. Cabral, o PSD caminha alegremente para nova derrota nas Autarquicas, e para se eternizar na oposição que não faz ( Cabral não sabe nada de politica ) nem sabe porque o partido não tem rumo nenhum.
Se o PSD perder as eleições, como lamentavelmente espero, o Sr. Dr. Cabral de Oliveira tem que sair, pedir desculpa ao partido por o ter tornado num partido de oposição ( que não faz ) e por ter retirado o poder laranja na Barca da autarquia, e dar lugar a nova gente.
NOTA: Já agora Dr. Cabral não copie os slogans dos homens de quem não gosta ( dissidentes PSD ). P'la Barca sempre!
Para a Barca um Novo Rumo. É feio copiar e triste não ser capax de arranjar um slogan novo para as Autarquicas...


De Jose Esteves Martins a 25 de Julho de 2009 às 23:12
Só falta termos na lista de candidatos o sr. Dr. Cabral da Barca, o mesmo que há 4 anos ajudou o PS a ganhar a Câmara ao PSD ao ter-se recusado a fazer campanha pelo PSD e pelos presidentes da Junta ( que sempre o apoiaram e fizeram comapanha por ele ) e que ajudou á derrota do PSD. Queria que o candidato fosse o Armindo Smith ( de quem ninguém gostava na Barca nem no partido ).
Apesar do nosso presidente ( A. Valdevez ) ter alertado várias vezes que a única forma de ganhar as eleições era ir buscar os dissidentes do PSD ( e que formaram o CDS que estava moribundo ). O PSD tinha que fazer as pazes com esses elementos que tão mal tratados foram pelo Sr. Dr. Cabral, chamá-los a participar e tentar não perder a Câmara.
Com a estratégia do Sr. Dr. Cabral, o PSD caminha alegremente para nova derrota nas Autarquicas, e para se eternizar na oposição que não faz ( Cabral não sabe nada de politica ) nem sabe porque o partido não tem rumo nenhum.
Se o PSD perder as eleições, como lamentavelmente espero, o Sr. Dr. Cabral de Oliveira tem que sair, pedir desculpa ao partido por o ter tornado num partido de oposição ( que não faz ) e por ter retirado o poder laranja na Barca da autarquia, e dar lugar a nova gente.
NOTA: Já agora Dr. Cabral não copie os slogans dos homens de quem não gosta ( dissidentes PSD ). P'la Barca sempre!
Para a Barca um Novo Rumo. É feio copiar e triste não ser capax de arranjar um slogan novo para as Autarquicas...


De Anónimo a 26 de Julho de 2009 às 17:42
Ai Mindinho.. Smith ....Mindinho........ A tua pavonice lixou-te... e daí foram buscar o Augusto Marinho...
Sempre é melhor que tu....
Mindinho, vai vender vinho e aguardente....que jamais chegarás a Presidente.....


De Anónimo a 27 de Julho de 2009 às 01:33
Comentário apagado.


De zé da barca a 30 de Julho de 2009 às 10:57
Este blog tá a ficar giro.
Uns vem pra qui fazer campanha outros apoiar e lamber os colhões aos candidatos e outros criticar os desgraçados que andam envolvidos em politiquices. Sabem que mais: ide todos pro caralho!!!!!!!!!!!!!!!


De Jose Esteves Martins a 30 de Julho de 2009 às 20:13
Ao Zé da Barca falta-lhe nivel... e falta-lhe vocabulário... só uso o palavrão quem não sabe usar a Lingua de Camões... Zé da Barca não... devia ser era Zé Nabo...


botar farpas

barqueiro
pesquisar
 
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


barcalhoadas recentes

Saga "Palhaçadas" continu...

Maravilhas naturais, turi...

Palhaçadas de Carnaval

Menino Jesus vs Pai Natal

Reunião(ões) da(s) Jarra(...

O "Vosso" executivo e o 3...

Um executivo empregador

Gripe Ai!, não faça o "ra...

Fugir de homossexuais: el...

"Pai" Barqueiro e os pres...

Terminou o forrobodó! Mai...

Dossier Autárquicas 2009 ...

Dossier Autárquicas 2009 ...

Novela de Verão: "Meu S.B...

Dossier Autárquicas 2009

Vassalo "Summer Sessions"

O destaque de sempre: Lim...

A "Nata" Barquense

A Fórmula Cultura+Turismo

A "Colmeia" das "Abelhinh...

Barquenses votaram Europa...

Certame político-religios...

"Novo Rumo" com "velhos" ...

Política passeando pelas ...

Bitaitadas frescas

Mais um ano com os livros

De Ponte da Barca a Lisbo...

Pontes da decadência

Diácono de Lindoso ajoelh...

Viva a liberdade, e o iní...

todas as barcalhoadas já assistidas

Março 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

todas as tags

subscrever feeds