Domingo, 21 de Junho de 2009
Barquenses votaram Europa... ou não

Barquenses votaram Europa... ou não

 

Não é que com isto o barqueiro esteja a apelidar todos de "ignorantes". Mas de facto foi aquilo que os políticos, ingenuamente ou não, fizeram dos cidadãos em todo o país. A realidade é que uma grande parte dos portugueses, de entre aqueles que foram às urnas, foram e ainda são "euro-ignorantes". As opções de voto eram 12, e encontrar uma dessas opções que falasse da Europa e dos seus assuntos, para elucidarem o eleitor a ir votar para a EUROPA, foi extremamente difícil. De toda a actividade eleitoral dos 11 partidos políticos e 1 movimento pouco tempo foi passado discutindo a Europa, o modelo social, político e económico que para ela pretendiam, e o hot-topic do Tratado de Lisboa.

O barqueiro está certo de que a maioria dos que foram votar não sabe ainda hoje em que opção e visão europeia votou. O barqueiro não votou, atendendo à sua condição de personagem "linguareira" e bloguística, mas de todos os portugueses recenseados votaram menos de 40%. Em Ponte da Barca o resultado da abstenção foi ainda pior, com 68,24%. Como já muita gente disse em uníssono, isto é o reflexo da descrença na política como a conhecemos. O barqueiro entra numa outra perspectiva, e diz que isto mostra também um alheamento preocupante do acto de cidadania em Portugal. Não há lógica em criticar o rumo político, sem nele participar nas eleições. Há que escolher o rumo que se entende melhor, de entre aquelas opções que nos são oferecidas, ou então, se se está num clima de protesto, votar em branco, como muitos portugueses fizeram.

De facto o povo é soberano, e estar a criticar o facto de votarem não na Europa, mas sim nos partidos nos seus contextos nacionais, é de certa forma legítimo, ao contrário do que os bonitos discursos políticos fazem crer. Afinal, foram esses mesmo políticos que criaram a situação da "euro-ignorância".

Em Ponte da Barca o mesmíssimo cenário, com o PSD a conquistar também a vitória, de forma mais esmagadora, o PS num fraco 2º lugar, e também o BE como 3º mais votado, apesar de uma menor percentagem em comparação com a nacional. O facto dos resultado terem apontado para uma vitória clara do partido que não está no poder, nem na autarquia, nem no Governo, reforça provavelmente a mesma ideia do voto "euro-ignorante". Mas já que estas foram umas eleições que todos as forças políticas quiseram fazer nacionais, poder-se-á analisar os resultados de forma mais ou menos fidedigna num contexto nacional: reprovação total do PS, vitória clara do PSD e o mais fraco resultado dos 2 grandes partidos juntos, com muitos votos a cair em forças alternativas. Será que, partindo de quase certo que não se votou na Europa, os resultados também significam qualquer coisa, um "aviso", para o executivo no poder? A maioria absoluta dos laranjas deve ter então assustado Vassalo e seus discípulos. O PSD local e nacional ficou muito reconfortado, mas ainda faltam alguns meses para as eleições, essas sim de carácter local e nacional, pelo que muita politiquice ainda vai correr.

E foi assim o primeiro "treino" eleitoral para os portugueses e para os barquenses, supostamente para votar na Europa, e cujos políticos, e por arrasto a sociedade, quiseram fazer (e conseguiram) de "barómetro" pré-legislativo...


sinto-me:

talhado por o barqueiro às 02:20
link do post | botar farpas (=comentar) | favorito

11 comentários:
De Penoso a 22 de Junho de 2009 às 00:32
Também serve da barómetro autárquico.
O Vaicuçalo_de_Abreu , por ser tão amigo do PM , guarda-costas, incompetente, vingativo, vaidoso, parolo e engraxador do Pinócrates , também vai ser corrido da Câmara ....
NUNCA SE FEZ TANTA ASNEIRA EM TÃO POUCO TEMPO....
Aliás, tanto o Vaicuçalo , como o Zé das Pontes e o Nel do Vaidomundo , pertencem aos oportunistas que desde o tal 25 de Abril andam sempre à procura de gamela...
Aproveitem para encher o Notícias da Barca com as vossos fotos, pois já muitos socialistas estão a cuspir para elas...
Quer-se gente nova e sem vícios...


De Anónimo a 22 de Junho de 2009 às 13:36
a junta de lavradas gosta mas é de ir para as tardes da julia..`````(vergonhoso)


De Observador a 22 de Junho de 2009 às 23:35
Vassalo, Pontes etc...gostam mais de ir para as patuscadas do MOÍNHO do AF (Arre Foda-se ) esse empreteiro a quem se entregam obras de arranjo urbanístico e que, por fim, são autênticos montes de esterco....
E, este responsáveis da Câmara que andam sempre a apelar à limpeza da Vila!!!
Tenham vergonha seus incompetentes...


De Abaixo as ditaduras Nacional e local a 25 de Junho de 2009 às 10:33
Quarta-feira, Junho 24, 2009
Providência cautelar contra a compra da TVI pela PT

Parece não haver dúvidas que o Governo e o Partido Socialista querem controlar a TVI, de modo a domesticá-la, a impedir a informação televisiva independente mas que lhes desagrada.
José Sócrates, segundo foi noticiado e não desmentido, terá abordado com o Primeiro Ministro Espanhol o afastamento de José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes da TVI, como estratégia de controlo da informação livre e insubmissa ao Poder Socialista.
O meio encontrado parece ter sido o da aquisição de capital social da PRISA pela PT.
Ora, o Estado detém acções privilegiadas na PT: a golden share ". Através da golden share " o Governo de José Sócrates tem poder de controlo sobre a PT e os seus negócios, e , por via disso, posteriormente o controlo da informação, prejudicando a independência da TVI perante o Governo e perante a Administração e demais poderes públicos.
Isto é pernicioso, é claramente ilegal e inconstitucional.
Dispõe o artº 38º nº 4 da Constituição da República Portuguesa:

"O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico , impondo o princípio da especialidade das empresas titulares de órgãos de informação geral, tratando-as e apoiando-as de forma não discriminatória e impedindo a sua concentração, designadamente através de participações múltiplas ou cruzadas."

e o nº 6 dispõe:

"A estrutura e o funcionamento dos meios de comunicação do sector público devem salvaguardar a sua independência perante o Governo, a Administração e os demais poderes públicos, bem como assegurar a possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião.".

Ora, o assalto do Governo à TVI, via PT, com dinheiros afinal públicos, é extraordinariamente grave para a liberdade de imprensa , de informação, para a Democracia e para a Liberdade Política.
Tem de haver uma reacção.
Portugal e os portugueses não podem ficar nas mãos do Governo , do Partido Socialista e da Maçonaria, através de um golpe deste tipo.
Creio que o PR deve estar atento.
Na verdade, José Sócrates não pode com a TVI, que tem prestado enormes serviços ao Povo Português, noticiando de forma corajosa a podridão do sistema e que é bem sucedida comercialmente, enquanto a SIC - do maçom e Bilderberg Balsemão - perde audiências, perde negócios, mas é dócil para o Poder, está controlada pela Maçonaria e pelo PS.
A RTP está sempre condicionada, seja qual for o Poder imperante em cada momento histórico.
Acresce que são os contribuintes portugueses que via PT pagarão o buraco financeiro da PRISA em Espanha.
Visto isto , O Movimento para a Democracia Directa - DD está a equacionar intentar uma providência cautelar para impedir a compra da TVI pela PT.
A Providência Cautelar é de enorme importância para a Democracia Portuguesa, para a Liberdade de Informação, para a Independência da informação e o necessário confronto de diversas correntes de opinião.
Até porque entendemos que o Governo não pode tolher a liberdade de informação através da compra da TVI. Ou seja, José Sócrates e o Partido Socialista não podem calar as vozes incómodas através da compra com dinheiro Estado, via PT, da TVI.
Esta situação configura uma autêntica fraude política, uma golpada na liberdade, na democracia e uma forma de José Sócrates se livrar das denúncias, da informação de qualidade.
O PSD , o BE , o PCP, o CDS, o Presidente da República e a sociedade civil , devem agir contra isto.
O Movimento para a Democracia Directa-DD , enquanto associação cívico-política , fará o que estiver ao seu alcance para impedir a compra da TVI pela PT.

José Maria de Jesus Martins
Na qualidade de Vice-Presidente do Movimento para a Democracia Directa


De Anónimo a 25 de Junho de 2009 às 16:56
Em relação à questão da corrupção, de que tanto se fala quer de âmbito local como nacional, nunca é demais lembrar o artigo de Pedro Costa que está em:

http://sociologiadaindividuacao.blogspot.com/2009/06/corrupcao.html


De José Fernandes a 25 de Julho de 2009 às 13:20
Gostei deste blog. Me parece ser um trabalho sério em busca de mudanças para a Ponte da Barca. Sou brasileiro , mas com dupla cidadania e meus pais são oriundos de Ponte da Barca. Gosto muito desa vila e já estive aí por 4 vezes, é um lugar encantador. Mas sinto falta de algo ligado a aviação nessa região de Vianna do Castelo. Possuo um blog sobre aviação aqui no Brasil e gostaria de postar algumas informações sobre a aviação em Portugal. Será que alguém poderia me ajudar?
meu blog é o http://fernandes-aerobrasil.blogspot.com
Obrigado pela atenção.
José Carlos Fernandes Pereira


De Anónimo a 4 de Agosto de 2009 às 15:00
SENHOR BLOGUEIRO!!!!!!
PERDEU O PIO?????????
ESTÁ À ESPERA DO JORNAL " O POVO DA BARCA" QUE, SEGUNDO DIZEM, VAI TER COMO DIRECTOR O PADRE ANTÓNIO ( PÁROCO DA VILA)????
VAMOS TER DOIS PRAVDAS NA BARCA: NOTÍCIAS DA BARCA = PS E O POVO DA BARCA= PSD


De Anónimo a 5 de Agosto de 2009 às 10:14
O padre António? Esse energumeno? Pelo amor de Deus...! Esse Zecas a dirigir um jornal conceituado como o do povo da Barca? oh pá...pior era impossível! Esse gajo nem sabe a diferença entre desenvolver e regredir. Então não é que na missa dominical não diz merdas do género: agora até se pode ser inginheiro de noite!
É tão estúpido que não percebe a importância da formação nas aldeias. Se calhar é porque quer toda a gente estúpida, porque assim pode dizer asneiras à farta e convencer as pessoas pouco informadas. Tamos fodidos com isto. Agora até no jornal vão colocar rezas...pagãs...o k karalho


De magicien a 6 de Agosto de 2009 às 10:35
Será que o blogueiro já arranjou taxo???
É que assim se calam as bocas nesta terra...

(já estão a pensar...este tbm quer....)


De Anónimo a 6 de Agosto de 2009 às 22:45
Quinta-feira, Agosto 06, 2009
O combate à corrupção - Uma Justiça Imparcial e Isenta - Apelo aos magistrados

Só o Poder Judicial pode travar a corrupção.

A PJ, a GNR, a PSP não podem ser instrumentalizadas.

A Maçonaria não pode dominar as polícias.

É inadmissível que em Portugal o Poder Político - seja de que partido for - domine as polícias e os Tribunais e depois subverta os princípios estruturantes do Sistema Democrático.

O Ministério Público e as Policias têm de investigar as lojas maçónicas, verdadeiros antros de corrupção e de subversão da Democracia.

Só o domínio das magistraturas e polícias pela Maçonaria justifica a liberdade dos grandes corruptos.

O sistema está estruturado de forma a que os magistrados e os polícias ascendam a níveis superiores se forem membros da Maçonaria.

O PS está especializado nesse tipo de jogos e de interesses.

O que se passa na Câmara Municipal de Braga e o arrastamento dos processos é bem um exemplo.

Há que investigar!

Há que responsabilizar essa gente.

Veja-se o blogue: http :/ bragamaldita.blogspot.com /

O Cardeal Patriarca deve cortar a aliança com a Maçonaria. Se os acordos que tem para a manutenção da Universidade Católica e para o domínio da Maçonaria sobre a Rádio Renascença envolvem compromissos para não aplicar a Lei de Deus. isto tem de acabar.

Nada pior que os pilares da ética serem venais!

Os portugueses devem estar atentos.

Quero daqui exortar os magistrados portugueses.
Sejam firmes na defesa da ética e da Justiça.
Esse é o vosso dever.
O Poder Político não vos pode comprar. Não cedam! Um magistrado tem de estar acima das guerras partidárias.
O Poder político não pode subverter a Democracia.
O CSM e o CSMP não podem ser os braços longos do Poder político.
Os magistrados devem defender-se pela via dos sindicatos e da firmeza da sua função.
Os juízes e os procuradores se se venderem ganham mais um prato de lentilhas mas serão cobardes para a todo o sempre. E tornam-se indignos de serem magistrados!
De que vale um cargo político se a nossa consciência for venal?
Portugal tem de ser um país próspero.
O Poder poítico tem usado os magistrados para serem peões de brega nas suas lides e interesses.
Vocês, magistrados, aceitam isto?
Não aceitem!
A Maçonaria é uma associação mafiosa! Não tenham medo!
Não se esqueçam,:juízes e procuradores, são magistrados no país mais corrupto e miserável da União Europeia.
Nenhum político, seja de que partido for, é mais importante que a nossa consciência e o futuro dos nossos filhos.
Ser magistrado é o contrário de ser corrupto e de ser vendível!
Nos CSM e CSMP o Poder Político mete lá as suas antenas, para vos controlar.
Não deixem!
O Povo está cá e as vossas denúncias terão o nosso apoio. Nenhum político crrupto vos tpca se vocês forem firmes.

Vamos meter na cadeia esses corruptos políticos!


Por Portugal!

Posto por José Maria Martins | 12:25 | 1 Comentário


De Gato Bravo a 6 de Agosto de 2009 às 22:58
Realmente é estranho que o BLOGUEIRO esteja caladinho!!!!!
Quanto não custaria o seu silêncio???
O Poder Socratino já chegou à Barca e nem o Padre António se vai safar.....


botar farpas

barqueiro
pesquisar
 
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


barcalhoadas recentes

Saga "Palhaçadas" continu...

Maravilhas naturais, turi...

Palhaçadas de Carnaval

Menino Jesus vs Pai Natal

Reunião(ões) da(s) Jarra(...

O "Vosso" executivo e o 3...

Um executivo empregador

Gripe Ai!, não faça o "ra...

Fugir de homossexuais: el...

"Pai" Barqueiro e os pres...

Terminou o forrobodó! Mai...

Dossier Autárquicas 2009 ...

Dossier Autárquicas 2009 ...

Novela de Verão: "Meu S.B...

Dossier Autárquicas 2009

Vassalo "Summer Sessions"

O destaque de sempre: Lim...

A "Nata" Barquense

A Fórmula Cultura+Turismo

A "Colmeia" das "Abelhinh...

Barquenses votaram Europa...

Certame político-religios...

"Novo Rumo" com "velhos" ...

Política passeando pelas ...

Bitaitadas frescas

Mais um ano com os livros

De Ponte da Barca a Lisbo...

Pontes da decadência

Diácono de Lindoso ajoelh...

Viva a liberdade, e o iní...

todas as barcalhoadas já assistidas

Março 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

todas as tags

subscrever feeds