Domingo, 18 de Outubro de 2009
Terminou o forrobodó! Mais, só daqui a 4 anos...

Terminou o forrobodó! Mais, só daqui a 4 anos...

 

Dia 11 de Outubro de 2009... A hora da verdade para o futuro político do concelho de Ponte da Barca... A hora dos barquenses decidirem quais das duas listas principais, o PS "batido de frutas", ou o PSD do "caruncho", estavam em melhores condições de atribuição da "gamela" camarária.

 

Foi na noite desse dia que se ficou a saber que Vassalo Abreu e restante lista irão continuar à frente dos destinos da autarquia, com 50,7% dos votos que os barquenses depositaram nas urnas. 

 

 

E são estas as caras vencedoras, com um Vassalo vitorioso, e muito suado, com um Armada sorridente, e melhor que isso, socialista!, com um José Pedro Amaral alucinado, e com uma Aida Boalhosa como nova cara na vereação, um rosto feminino ofuscando o "velho" José Pontes, pelo menos nesta fotografia!

 

O barqueiro não vai sequer referir e enaltecer o carácter democrático inerente a mais um acto eleitoral, até porque 35 anos de democracia são anos suficientes para os cidadãos darem como solidificado e como adquirido o sistema democrático em que vivemos. Arrumado que está o assunto da "democracia", em que cada cidadão se expressa através do voto, a temática da "liberdade" é que parece que ainda não é algo dado como garantido pelos cidadãos, particularmente pelos envolvidos nas listas políticas. Nesta campanha eleitoral ouviu-se um sem número de vezes palavras como "mordaça", "repressão", "silenciamento",... enfim, "balas" apontadas à liberdade dos barquenses. Foi a lista do PSD que acusava sistematicamente a do PS de "mordaça", e do outro lado era a lista do PS que acusava a do PSD de ser um o símbolo dos interesses obscuros e corporativistas. No fundo acusavam-se de "salazaristas" uns aos outros, culminado até com uma "Revolução", talvez da "estupidez", de membros do PSD em campanha em frente à Câmara Municipal. A sorte é que as "pedras dançantes" do afamado pavimento exterior à Câmara impediu os "revolucionários" de "invadir" o edifício. É a chamada "asfixia democrática" que veio à baila a nível nacional, e que também não falhou nestas nossas autárquicas. Toda esta temática da falta de "liberdade" e da "asfixia democrática" culminou com o discurso do vitorioso Vassalo Abreu na noite de Domingo: "é o dia da liberdade em Ponte da Barca". Partindo do princípio que foi mesmo o dia da liberdade, as "más-línguas" concluem que foram 4 anos de "não-liberdade", ou de "ditadura", e que agora os próximos 4, esses sim, vão ser vividos já em liberdade!

Por outro lado as opções que os barquenses tiveram, como já aqui foi discutido, foi entre mais do mesmo (PS), entre a mudança para o mesmo que houve na Barca durante anos a fio (PSD), e entre outros que "têm medo" de ter votos (CDU). Por isso não se pode dizer que as opções fossem muitas..., ou melhor, boas. Mas neste capítulo, da qualidade das opções, mais uma vez os candidatos eram míopes, tal como eram em relação à questão da "liberdade", acusando-se mutuamente. Vassalo, no discurso de vitória disse: "eles uniram-se todos, inclusive três ex-presidentes de Câmara e até alguns cadáveres políticos"... Esquecendo-se que o próprio PS, tal como o PSD, também era uma mistura de "gente bizarra": socialistas, com ex-democratas cristãos da direita CDS, e ainda um ex-BE "de bónus". 

Estas eleições, tal como as listas, foram também um "batido de frutas". Se não veja-se a quantidade de candidatos nas listas de Junta que já conheceram a sensação de concorrer a cargos políticos pela direita e pela esquerda. É algo que estranhamente as pessoas se vão acomodando, vencendo aparentemente a "sede de poder". E é uma "sede" tal, que durante a campanha se denigrem uns aos outros, passando as ideias, os projectos e o debate para um plano... que talvez até não exista. E no momento de contagem dos votos, sabendo quem ganhou, os vencedores não param, e denigrem ainda mais os vencidos. Os vencidos metem-se então na toca durante 3 anos e meio, e quando chegam as eleições saem da toca para se igualarem aos do poder no capítulo de "denegrir", até porque "cheira" a poder. Entretanto são 3 anos e meio de gestão dos vencedores, quase sem oposição política séria.

As ideias, os projectos, o debate político, esses quase não se vêm. Mas também quem é que notou a sua falta, se quase nunca apareceram durante décadas?! O cidadão até já parte do princípio que isso não existe em política!

Mas como política local não é só PSD e PS (mas até parece mesmo!), a CDU conquistou menos votos que os "brancos"+"nulos". Elegeu um deputado na assembleia. Se os "brancos"+"nulos" fossem deputados da assembleia, seriam a 3ª força política em Ponte da Barca. A CDU local quase nem fez propaganda. Está na hora da CDU se perguntar a si mesma se vale a pena existir. O barqueiro sabe que são os únicos políticos locais com convicções ideológicas e partidárias, até porque nem sabem o que é o "vira" e "re-vira casaquismo". Mas é preciso existirem! Não fosse na Barca já terem sido "canibalizadas" outras duas forças políticas de oposição ao PS e PSD. 

 

Foi nas urnas que os barquenses decidiram, e decidiram Vassalo Abreu e Cia. para continuar.

Fiquem então com mais uma novela de "mal-dizer" com textos carimbados por este blog.

 

Novela Forrobodó 2009

 

Um dos democratas-cristãos "retirados" da política, pelo menos oficialmente, fez questão de estar presente na onda "socialista"... para cumprimentar o suado (literalmente) vencedor

 

 

 

Uma dura noite de festejos, onde o vencedor muito transpirou...

 

 

E para a transpiração, o "remédio" é a hidratação...com a "fórmula" secreta dos vencedores...

 

 

 

Também as Juntas estiveram na festa.

Uns deram vitórias históricas ao "pseudo-PS", outros foram como independentes (Oleiros), mas não escondiam a sua "costela" de "vassalismo"...

 

 


sinto-me:

talhado por o barqueiro às 19:38
link do post | botar farpas (=comentar) | favorito

12 comentários:
De anonimo a 19 de Outubro de 2009 às 03:21
Caro anónimo... reparo que é um daqueles que estão sempre no contra e que gosta muito de apontar o dedo aos outros. mas já que perde tanto tempo a "denegrir" os políticos, que pelos vistos são todos uns vendidos com excepção da CDU, porque é que não ganha coragem, larga o anonimato e dá a cara pela CDU. è que assim mostrava o que valia... e talvez desse de facto algum contributo positivo para o desenvolvimento deste concelho...em vez de apenas expressar o seu ressabiamento desta forma cobarde


De PS a 29 de Outubro de 2009 às 16:34
Fdx tao alminho isto anda, onde andam as bufas do PPD? humm? ta tudo de ferias . . .


De Zecas a 19 de Outubro de 2009 às 11:49
Boas férias, barqueiro! Vai lá que bem mereces. Quem não merece é esta gente de que falas. Isto é merda. Pontes, engºs, arquitectos, etc., isto é merda
manda-os foder. Ao falares neles estás a dar importância a coisas que não merecem tal. Daqui a 4 anos candidatas-te pela CDU e juntos podemos criar uma alternativa séria. Agora esta merda, que não percebem nada de nada? Eu se fosse a ti não perdia muito mais tempo. Pensa nisso. Faz deste blog um local para debato sério de ideias e a partir daqui constroi uma equipa para 2013. Uma equipa com qualidade e mérito e não presa às gamelas. Pensa seriamente nisso pk há mt gente interessada em constituir algo a sério.

Abraço!


De ... a 19 de Outubro de 2009 às 15:03
zekinhas aguenta la mais quatro e arranja la equipa para daqui a 4 anos e veras como levas no cuzinho como gente grande ;)

CDU vamos virar esta gente toda, Juntos conseguimos :D


De Zecas a 20 de Outubro de 2009 às 16:32
Oá seu filho da puta De .... Se sei quem és parto-te os cornos seu cabrão! No cú deves apanhar tu para comeres da gamela do poder, filho da puta! Se sei quem és rebento-te. Ninguém está a falar pra ti ó panasca...


De ... a 21 de Outubro de 2009 às 10:48
filho da puta es tu oh zekinhhas mas que queres tu? partes o que a quem? a tua mulher é que te rebenta todo e ainda me da o jeito a mim oh burro da merda . . . identifica-te e marca local para te partir os cornosAHAHAHAHHAHH isto sao como nabos!!!


De ... a 21 de Outubro de 2009 às 10:51
hwehehehehe oh zekinhas dps de refletir sobre esta tua "agressao" insignificante so vejo um porque, TAS FUDIDO COMO TODOS OS OUTROS ESTAO; DE CABEÇA INCHADA QUE NEM SAI DE CASA...

DESCULPA LA TA, SO TENS QUE AGUENTA MAIS 4 ;) nao custa nadinha vais ver :D


De peixoto de belém a 11 de Novembro de 2009 às 18:56
olhem para a cara do ze peedro amaral...bonita ah!!
mas é assim ele e o rui armada o ( gt) mereceram ganhar estas eleições lutaram muito. e mais o ze pedro eu reparei mobilizou a malta nova e é do ps mesmo!!
a única coisa que não gostei da campanha foi os gaijos que eram do pp.muito fracos mas parabéns vassalo, ponte e os vossos perdincalhos ze pedro e gt


De paulo portas a 11 de Novembro de 2009 às 18:59
parabéns paulo pimenta...conseguiste que eu ganahsse uma camara com os gaijos do pp/cds....agora já tou contente no distrito tenho a camara de ponte de lima e metada da da barca, visto que ganhou o amorim, o ricardo e o nelson( e a esposa que tem taxo na camara já...é claro) e perdeu o burro do silva da loja


De Tóninho Jiló a 28 de Novembro de 2009 às 02:44
Barqueiro, morres-te?! Fazes falta pah!


De anonimo a 2 de Março de 2010 às 11:06
Bem em lavradas a secretaria de junta é que deve ser profissional .Pelo que se andou a falar os representantes desta junta de freguesia tiveram que contratar um técnico de computadores para realizar os trabalhos nos primeiros tempos, vejam lá bem as capacidades de cada um . ainda pensaram começar a escrever os documentos da junta nas antigas maquinas de escrever mas pelos vistos não conseguiram arranjar nenhuma. Pois era mais fácil nessa de conseguir ligar o computador!!!!


De anonimo a 4 de Março de 2010 às 13:41
Bem em lavradas a secretária de junta é que deve ser profissional .Pelo que se andou a falar os representantes desta junta de freguesia tiveram que contratar um técnico de computadores para realizar os trabalhos nos primeiros tempos, vejam lá bem as capacidades de cada um . ainda pensaram começar a escrever os documentos da junta nas antigas maquinas de escrever mas pelos vistos não conseguiram arranjar nenhuma. Pois era muito mais facil nessas, de que tentar conseguir ligar o computador!!!! " devem eles dizer!!!
Que falta nos faz o Agostinho Sendao para trabalhar na parte da informática...


botar farpas

barqueiro
pesquisar
 
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


barcalhoadas recentes

Saga "Palhaçadas" continu...

Maravilhas naturais, turi...

Palhaçadas de Carnaval

Menino Jesus vs Pai Natal

Reunião(ões) da(s) Jarra(...

O "Vosso" executivo e o 3...

Um executivo empregador

Gripe Ai!, não faça o "ra...

Fugir de homossexuais: el...

"Pai" Barqueiro e os pres...

Terminou o forrobodó! Mai...

Dossier Autárquicas 2009 ...

Dossier Autárquicas 2009 ...

Novela de Verão: "Meu S.B...

Dossier Autárquicas 2009

Vassalo "Summer Sessions"

O destaque de sempre: Lim...

A "Nata" Barquense

A Fórmula Cultura+Turismo

A "Colmeia" das "Abelhinh...

Barquenses votaram Europa...

Certame político-religios...

"Novo Rumo" com "velhos" ...

Política passeando pelas ...

Bitaitadas frescas

Mais um ano com os livros

De Ponte da Barca a Lisbo...

Pontes da decadência

Diácono de Lindoso ajoelh...

Viva a liberdade, e o iní...

todas as barcalhoadas já assistidas

Março 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

todas as tags

subscrever feeds