O cidadão Jesus Cristo
Não te escandalizes, cidadão barquense! É que cada vez mais surgem novas evidências de que Jesus era também um cidadão que agora é adorado pelos cristãos! Decepcionante!? O barqueiro não diria tanto. Afinal de contas, todo o ser humano é um cidadão do mundo, e Jesus Cristo não escapava à regra. Recentemente equipas de investigadores têm divulgado os seus resultados através da National Geographic ou Discovery Channel , grandes canais de divulgação científica a nível mundial. Viram o documentário, aconselhado neste blog, no Domingo passado? Pois é mais uma bomba para a Igreja Católica. Foram descobertos os supostos ossos de Jesus Cristo e de membros da sua família, incluindo um suposto filho nunca antes revelado, talvez de uma possível e já há muito provável relação amorosa com Maria Madalena. Mas se bem repararam está-se sempre a falar em suposições e probabilidades: na comunicação social, em opiniões, discussões, etc. Não acham que foi necessário menos factos e provas tão esclarecedoras para incriminar os tão portugalmente mediatizados envolvidos em casos como o "Apito Dourado" e "Casa Pia"? É certo que nestes casos a probabilidade de alguém vir a ser ilibado é de aprox . 99,99999....%, mas não é esse o julgamento que automaticamente se faz quando se fala de tais assuntos. Pois e porque é que neste caso, em que tantas evidências científicas são dadas por investigadores provenientes de variadas universidades, se fala sempre em "provável", com medo de que realmente seja verdade? A resposta é o poder da fé e da Igreja que a sustenta ainda é muito forte, neste mundo a que hoje chamamos de democracia. É verdade que não se conseguiu provar o parentesco entre indivíduos de sexo masculino da mesma linha de descendência pelos testes de DNA, porque esse se encontrava degradado. Mas as linhagens do sexo feminino foram devidamente confirmadas por um tipo de DNA mais resistente mitocondrial ), e através dessa análise concluiu-se que há a possibilidade real de Jesus e Maria Madalena terem formado um casal. E para além disso, existem muitas mais evidências que não as biológicas. Não sabe quais? Então é porque não viu o documentário, e não sabe o que perdeu para uma boa pausa para reflexão .
Apesar de convincentes, é certo que faltam ainda algumas peças do puzzle para se dar como verdadeira tal história da família de Jesus. E como obter essas peças? Será muito difícil pelo menos enquanto a notícia estiver fresquinha. É que a Autoridade Israelense de Antiguidades e pressões de sacerdotes locais obrigaram a equipa de investigação liderada pelo realizador Jocobovici a selar o túmulo com as várias ossadas. Pelo menos nos próximos tempos o acesso ao tal túmulo actualmente soterrado está proibido. Estranho, não?! Será o medo de revelações ainda mais claras que ainda poderão estar lá encerradas? É com essa questão que o documentário tem o seu desfecho.
E depois de tudo isto perguntar-se-ão o que há aqui relativo à Barca? Muita coisa. Primeiro é um concelho em que as pessoas não vêm com muitos bons olhos pessoas que recusem uma qualquer fé religiosa ou que pertençam a uma outra religião que não seja Católica, quanto mais cristã! Ora esta nova notícia é mais uma que vem contribuir para que as pessoas olhem as religiões com menos fanatismo, e como algo que seja apenas uma crença em que as pessoas se apoiam, e que de objectivo e concreto de facto pouco têm. Além disso é já praticamente certo que Maria Madalena não era a prostituta que a Igreja quer fazer, mas sim alguém muito próximo de Jesus, e que tem sido denegrida pelo facto da Igreja atribuir à mulher um "papel menor" (acordem mulheres!). É também cada vez mais demonstrado que a ressurreição é algo que enche o nosso cantinho das lendas e sonhos. Estareis vós festejando a ressurreição de alguém a quem afinal foram encontrados os ossos? Ainda mais certo que tudo isto é Maria, mãe de Jesus, ter uma tradição familiar de pessoas com cargos sacerdotais (o top do status e poder social e político da época).Terá Jesus nascido em palhinhas? Para além disso, será que uma mulher pode engravidar tão virgem como veio nasceu? Que método engenhoso terá usado Deus para lhe fecundar esse óvulo bíblico!?
Apesar de até a opinião pública encobrir tais factos, a verdade é que o facto de se encontrar os ossos de Jesus não é tão improvável assim. Afinal, os ossos de Caifás também já foram inequivocamente encontrados há alguns anos.