Eu vou comer, comer até me lambusar, porque se eu não comer vem outro e come em meu lugar!
Em mais uma das comesainas à moda da Barca, desta vez realizada em Lindoso, numa Ceia de Reis, foi homenageado Francisco Sampaio, presidente da Região de Turismo do Alto Minho. Estiveram também presentes outras personalidades à procura de comer na noite de Reis: 2 deputados da Assembleia da República, o Presidente da Câmara e 3 vereadores, 2 ex-vereadores e 2 ex-presidentes, entre outros. O Barqueiro só tem de elogiar tais convívios: juntaram-se à mesa deputados da A.R., membros do executivo actual da Câmara Municipal e membros dos anteriores executivos camarários, pertencentes ao partido da actual oposição. Juntam-se assim à mesa entidades que em conjunto contribuiriam para um melhor funcionamento do concelho - é pena é que só se juntem à mesa quando em cima dela existe comida.
O Barqueiro, acedendo ao mundo de elites como estas teve acesso a respostas a convites deste tipo:
Deputado: Ir a Ponte da Baca?! Por acaso não será Ponte da Vaca, Sr.Presidente?
Do outo lado do telefone: Daqui não fala o Sr. Presidente, fala antes a secretária da secretária do acessor do Sr.Presidente. E não é assim que se chama a terra, é antes Ponte da Barca. Eu agora vou passar ao Sr. Presidente que ele fala consigo.
Deputado: Então está bem (pensando: Ponte da Barca, é que nunca ouvi sequer falar!)
Sr.Presidente após um ritual de cumprimentos: Era para convidá-lo para comer numa Freguesia chamada Lindoso localizada aqui no concelho.
Deputado: Também já pegou aí a moda de políticos a correr? (Não me faltava já ter que acompanhar o Primeiro-Ministro nas suas maratonas...)
Sr.Presidente: Percebeu mal: não é para vir correr, mas sim para vir comer.
Deputado: Já sei! Ponte da Barca é a terra onde se come boa posta barrosã e se bebe bom vinho! Eu até sou uma das 120 pessoas amigas de Lindoso!
...
Ex-membro do executivo camarário: O quê, ter que aparecer na fotografia com seres do Partido Socialista?! Desde já tenho a dizer que proponho um novo pacote de medidas para acabar com a actual crise da Câmara, que só se deve a este novo executivo. A primeira das medidas é criar mais postes de trabalho, a segunda é pagar as dívidas da Câmara, a terceira é acabar com a crise...(é interrompido de repente)
Do outro lado do telefone: Ouça, pode dizer isso tudo ao Sr. Presidente porque daqui fala da seccção das águas municipais, e aproveito desde já para passar o telefone a ele.
Ex-membro do executivo camarário: Desde já tenho a dizer que proponho um novo pacote de medidas para acabar com a actual crise da Câmara, que só se deve a este novo executivo. A primeira das medidas é criar mais postes de trabalho, a segunda é pagar as dívidas da Câmara, a terceira é acabar com a crise...
Sr.Presidente: É para convidá-los para comer...(sem tempo de dizer mais nada)
Ex-membro do executivo camarário: Correr com vocês era o que eu gostava que conseguíssemos fazer nas próximas eleições para vos provar que os nossos tachinhos eram e serão melhores...
Sr.Presidente: Comer, eu disse comer!!!
Ex-membro do executivo camarário: Comer!? É em Lindoso, não é? Queremos ir, queremos ir!!!
Sr. Presidente: É na Ceia de Reis.
Ex-membro do executivo camarário: Obrigado Sr.Presidente, é que desde que saímos do poder temos tentado arranjar empregos que dêm ao menos para comer.
Sr. Presidente: Eu sei o que vocês estão a passar...
Como se ainda não chegasse tinha-se realizado, antes desta Ceia de Reis (dia13), outra Ceia de Reis no dia 5 de Janeiro, mas dessa vez organizada pelo P.S.
É em situações destas, que depois de tanto comer, os empregados de mesa perguntam:
Empregado de mesa: Já terminaram? ... E o que é que vão querer para sobremesa?
Todos os amantes da boa mesa presentes: Agora já não cabe mais nada! Fica para o próximo Fim de Semana Gastronómico!
O Barqueiro: Então até lá.